Subscribe:

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Melhor universidade da Coreia do Norte é mantida por cristãos

A PUST funciona desde 2010 e seus alunos são submetidos ao mesmo regime autoritário dos demais norte-coreanos
Melhor universidade da Coreia do Norte é mantida por cristãos

A Universidade de Ciência e Tecnologia de Pyongyang (PUST, na sigla em inglês) é a melhor universidade da Coreia do Norte. Fundada em 2010, a escola de ensino superior tem um reitor cristão e é financiada principalmente por grupos cristãos evangélicos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.
A PUST surgiu depois de nove anos de negociação com o governo de Kim Jong-Il (falecido em 2011), o idealizador é o sul-coreano Kim Chin Kyung, um cristão que se exilou nos Estados Unidos.
Kyung enfrentou acusações de espionagem e ficou um ano detido, até que conseguiu retomar as negociações do projeto da PUST que hoje tem em seu corpo docente muitos professores americanos e europeus.
A universidade tem apoio de grupos que são severamente combatidos pelo regime norte-coreano, que é o país comunista mais fechado do mundo. A Coreia do Norte lidera a lista do ministério Portas Abertas quando o assunto é perseguição religiosa, prendendo, torturando e até matando cristãos.
Mas apesar de permitir uma instituição de ensino financiada por cristãos, os alunos da PUST não possuem total liberdade, nem mesmo a universidade tem sua soberania. Os alunos cumprem com todas as regras que os demais norte-coreanos estão submetidos, incluindo o acesso restrito à internet e a submissão total ao presidente Kim Jong-Un.
Segundo a revista Época, todos os dias os alunos da PUST acordam cedo, vestem o uniforme padrão (terno preto, camisa branca e gravata vermelha) e marcham de seus alojamentos até as salas de aulas cantando hinos patrióticos do regime.
A conversa dos alunos é monitorada por inspetores e militares que caminham entre as mesas durante as aulas para saber o que os estudantes estão falando. Quem usar a internet da biblioteca precisa informar a bibliotecária qual é o site que deseja acessar, o pedido deve ser autorizado ou negado, e os alunos ficam de costas para que suas atividades sejam monitoradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário