Subscribe:

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Um total de 2,7 milhões de pessoas – de uma população de 4,6 milhões – necessita de ajuda humanitária.

Campo de refugiados na CAR. Foto: Foto: OCHA/Gemma Cortes
Campo de refugiados na CAR. Foto: Foto: OCHA/Gemma Cortes
A República Centro-Africana (RCA) está rapidamente se tornando a maior crise humanitária esquecida do nosso tempo. Cerca de 60% de sua população precisa de ajuda para sobreviver, incluindo as 900 mil pessoas deslocadaspelos conflitos, mas os programas de assistência permanecem “dramaticamente subfinanciados”, afirmou, nesta segunda-feira (27), o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).
“Temos de evitar que a República Centro-Africana se torne uma crise esquecida”, disse a coordenadora humanitária da ONU no país, Claire Bourgeois. “O atual financiamento para a resposta humanitária não nos permite ajudar todas essas pessoas deslocadas ou fornecer o mínimo que é necessário para satisfazer as enormes necessidades humanitárias.”
De acordo com o ACNUR, há mais de 460 mil refugiados da RCA em países vizinhos e cerca de 436 mil pessoas deslocadas internamente. No país, um total de 2,7 milhões de pessoas – de uma população de 4,6 milhões – necessita de ajuda humanitária.
Os programas de assistência humanitária, tanto para a República Centro-Africana e para o Plano de Resposta Regional para os Refugiados permanecem dramaticamente subfinanciadas, com apenas 14% e 9% do necessário arrecadados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário